Valorizando nossas origens
- profonlineeif
- 17 de out. de 2022
- 2 min de leitura
O objetivo desta proposta é promover experiências que valorizam as nossas origens, vivências que ofertam uma diversidade de jogos e brincadeiras que oportunizam aos nossos pequeninos a chance de conhecer e valorizar os diversos aspectos culturais de diferentes povos e nações.
É preciso trazer cada vez mais para dentro da escola modelos diversos de identidade e cultura, funcionando como uma ferramenta importante no combate ao preconceito e discriminação contra cultura africana e afro-brasileira, assim como as demais culturas que estão cada vez mais presentes no nosso dia-a-dia.
Músicas, danças, jogos, brincadeiras, feiras, eventos e apresentações culturais fazem parte dos projetos da nossa escola para trabalhar o tema de forma integrada, e as turminhas do 7B e 7F fazem aqui uma pequena amostra deste trabalho incrível através das brincadeiras africanas.
TERRA e MAR
Objetivos: Atenção auditiva, concentração, controle de ansiedade, motricidade ampla (pulo e equilíbrio).
Lembra a brincadeira do “Morto – Vivo”. Muito popular em Moçambique, foi adaptada para o Brasil, para iniciar é necessário traçar uma reta no chão, onde de um lado é demarcado como Terra e o outro Mar. Ao ouvirem "Mar”, todos pulam para o lado do mar, se ouvirem “Terra”, pulam para o outro lado. Quem errar o lado sai até sobrar o vencedor.
MAMBA
Objetivos: Atenção, motricidade ampla, cooperação de equipe, equilíbrio, agilidade.
A Mamba (ou cobra), ficará correndo ao redor do espaço demarcado com o intuito de pegar quem estiver dentro dele. Quando um deles for pego, ele precisa segurar nos ombros ou cintura da mamba e assim por diante, formando o corpo de uma cobra.
Amarelinha Africana
Objetivos: Ritmo, concentração, sequência de movimentos, memória, cooperação, motricidade.
Desenho no chão um quadrado grande dividido em 4 colunas com 4 linhas. Enquanto vão cantando uma música rítmica, as crianças vão pulando, entrando uma por vez, seguindo passo a passo do primeiro participante.
Comments